FANDOM

Personagem é qualquer ser vivo de uma história ou obra. Pode ser um humano, um animal, um ser fictício, um objeto ou qualquer coisa que o autor inventar. Também podem ter nomes ou não, e ter qualquer tipo de personalidade. Personagens são encontradas em obras de literatura, cinema, teatro, desenho, videogames, marketing e etc. No caso de cinema e teatro, são representados por atores.

Classificação dos personagensEditar

Quanto a importância Editar

  • Protagonista ou personagem principal: é o personagem mais importante da obra, no qual a história gira em torno dele. Geralmente é o herói e alguns casos pode existir mais de um.
  • Antagonista: é o personagem que rivaliza o protagonista, quase sempre batalha com o mesmo no final da obra. Geralmente é o vilão e alguns casos pode existir mais de um, no entanto, o antagonista não precisa ser necessariamente uma pessoa, podendo ser um objeto, um animal ou um fato que dificulte os objetivos do protagonista (como a situação financeira do mesmo, problemas culturais e/ou sociais, deficiências físicas e/ou psicológicas etc.).
  • Figurante: é um personagem que não é fundamental para a trama principal, que tem como único objetivo ilustrar o ambiente e o espaço social que são representados durante o desenrolar de uma ação da trama.
    • Exemplos: Pessoas caminhando na rua, entregadores, motoristas, etc.
  • Elenco de Apoio: é um personagem que não é fundamental para a trama principal, que so dão apoio ás vezes aos coadjuvantes, as vezes é creditado no final da novela como Elenco de Apoio.
    • Exemplos: Nomes no fim da novela .

Quanto a existência Editar

  • Fictício ou ficcional: são personagens que não existem e são criados pela imaginação do autor, embora em alguns casos eles sejam inspirados em pessoas reais.
  • Real-ficcional: são personagens reais, mas com personalidade fictícia.
  • Ficcional-ficional: são personagens ficcionais dentro de obras ficcionais.